quinta-feira, 17 de maio de 2012

MOTO TOUR - ÁGUAS DE SÃO PEDRO - SP


HISTÓRIA

Fundada em 25 de Julho de 1940,  a cidade surgiu quando Octavio Moura Andrade descobriu as propriedades medicinais das fontes de água mineral do local. 

Na década de 1920, o governador do estado de São Paulo, Julio Prestes, realizou pesquisas para prospecção de petróleo na região de São Pedro. Sem sucesso, os poços foram abandonados e continuaram a jorrar água termais que ninguém aproveitava. O que restou foram as estruturas, deixadas no local em forma de homenagem aos exploradores.

Em 1934, o dono das terras perfuradas (hoje "Fonte da Juventude), Ângelo Franzin, construiu um balneário simples para uso particular, mesmo a água tendo um odor ruim.

Anos mais tarde uma área ao redor da "Fonte da Juventude" foi comprada por um grupo de moradores local e nela, construiram um balneário com doze banheiras de alvenaria.

No mesmo ano, Octávio Moura Andrade resolveu construir a estância, dando o nome de "Caldas de São Pedro" e criou com seu irmão a empresa "Águas Sulfídricas e Termais de São Pedro S/A".

Por 4 anos, a água da cidade foi estudada pelo IPT da USP por, devido a profundidade, a água poder ser nociva ao ser humano e em 1940 o resultado foi publicado tendo como resultado, as águas serem aprovadas para o banho e suas propriedades medicinais estudada pelo professor da USP João de Aguiar Pupo. 


CIDADE



Águas de São Pedro é o segundo menor município do Brasil em extensão, com apenas 3,64 Km quadrados e é um dos onze municípios paulistas considerados estância hidromineral. 

Considerada cidade-saúde, foi a única cidade brasileira a ser construída com a finalidade específica  de ser um local de cura, lazer e garantia de qualidade de vida a seus moradores e turistas.
Sem industrias e zona rural a cidade tem sua economia voltada exclusivamente para o turismo, conta com  diversos Parques e áreas livres.

Na cidade, o portal de entrada já demonstra ser um lugar feito para turismo, o centro é muito bem arrumado e preparado para o turismo. Com vários atrativos, pode-se conhecer a cidade por meios próprios ou, passeando nos "trenzinhos" turísticos, que não é uma má idéia. 

Eles fazem um trajeto passando pelos pontos mais conhecidos da cidade como: Fontes Gioconda e Almeida Sales, a Feira de Artesanato, conhecer a Capela Nossa Sra. Aparecida, o Relógio do Sol, Represa das Palmeiras, a Torre de Petróleo, enfim....tem muitas outras opções para se passar o dia. Um lugar exelente para ir com a família, muito calmo e tranquilo. 

Não deixem de dar uma passeada por dentro do Grande Hotel, muito bem conceituado hotel-escola, tem uma área muito bonita e bem cuidada.

MOTO

A Road King chegou e virou atração, com uma cor "discreta", não tinha quem não a notasse. Na estrada não nega o sangue, posição confortável, vibração tradicional, motor forte e tocada muito tranquila, realmente é para "sentir" o passeio, sem pressa. Para ajudar, o piloto automático mantém a velocidade escolhida e possibilita alternar as mãos no guidão. Alforges laterais para carregar o essencial, um enorme para-brisa para maior conforto, painel simples sobre o tanque de combustível, enfim, tudo para seu conforto. Foi difícil acostumar com a distância do solo nas curvas, uma deitadinha a mais e escutava o ferro raspando o asfalto, mas, essa moto é para passear, logo me acostumei.




Nenhum comentário:

Postar um comentário