terça-feira, 22 de maio de 2012

TREKKING - ÁGUAS DA PRATA - SP



Desde criança vou para Poços de Caldas-MG  algumas vezes no ano e, desde que me voltei para o ambiente outdoor, sempre olhei da estrada que liga Águas da Prata - SP para Poços, para meu lado direito, uma estrada de ferro nas encostas das montanhas.  As vezes sumia, aparecia um pontilhão e sempre estava lá a estrada de ferro. Poucas vezes vi um trem passando, mas eles passavam por lá, mais vezes do que eu via. Quando comecei a olhar com outros olhos eu fazia trilhas de moto, e sempre pensava que um dia iria subir por aquela estrada de ferro de moto. Não sei porque, mas sempre tive essa vontade. Passavam anos e eu passava por ali, olhava e vinha o mesmo pensamento, até que um dia, Setembro de 2010 resolvi saciar essa vontade. Na ocasião, estava com um casal de amigos nossos na casa de meu pai passando um feriado, pois já morava em  São Paulo, e disse: “vou fazer uma caminhada em Águas da Prata amanhã, quem quer ir?”
Me fizeram várias perguntas: quantos quilômetros? É difícil? Muita subida? Tem água? Quanto tempo de caminhada? Será que eu aguento? O que tem que levar?...etc...etc...e a minha resposta para todas foi só uma: “não faço a mínima idéia... só sei que vou...”
Meu pai e o Gustavo  toparam!!
Arrumamos as mochilas e partimos para Águas da Prata. Quando chegamos, estacionamos o carro e  nos informamos onde começava trilha.  É bem perto e não tem segredo para achar, pergunte aos moradores que eles te informam. Mochilas nas costas e seguimos trilho acima. É uma caminhada tranquila, o tempo todo em uma subida leve alternando em andar no trilho, nos dormentes, sobre as pedras ou em trilhas. Na época estava tudo muito seco, prejudicando um pouco o visual, mas valeu a pena. Levamos nas mochilas água, algumas comidinhas doces e salgadas, um kit de primeiros socorros, câmera fotográfica, celular e algumas coisinhas mais. Foram 4 horas  aproximadamente de muita conversa, risadas e paisagens até chegarmos a Cascata, distrito de Águas da Prata e mais meia hora até a estrada para pegar o ônibus de volta. Nesse percurso passamos por 1 túnel e 1 ponte que vale ficar esperto para não cruzar com o trem nesse momento. Confesso que rolou uma preocupação e uma pergunta inevitável...e se bem no meio da travessia da ponte e do túnel aparece o trem? Por isso, fiquem espertos!!
A distância que percorremos foi de 18km.
Uma dica que dou é que escolham seus calçados direito porque um tênis ficou com o solado totalmente destruído devido as pedras e calor. Por isso, tênis de solado macio não é uma boa escolha.
Depois dessa caminhada, chegar nas barraquinhas de Águas da Prata e ter, milho cozido, curau, pamonha, sorvete de milho dentre outras coisas é muito bom!
Quem estiver a fim de fazer esse roteiro é uma boa pedida, se programe direito e vá que é bem legal!









Nenhum comentário:

Postar um comentário