quinta-feira, 17 de maio de 2012

MOTO TOUR - CACHOEIRA DO QUILOMBO - CUBATÃO - SP

Essa é especialmente fácil para os paulistanos....

Depois de uma semana cansativa de muito trabalho, o fim de semana chega para podermos recarregar as energias, relaxarmos e botar a moto na estrada.
Esse roteiro cabe perfeitamente no cotidiano do paulistano que enfrenta a  semana inteira de trânsito caótico, barulho, poluição, muito trabalho e outras coisas mais.
A moto dessa vez foi uma Yamaha XTZ 250 Lander, que cumpre muito bem o papel e proporciona a liberdade de poder se aventurar por estradas de terra, atravessar riachos, lamas, e é uma moto econômica que consegue manter uma velocidade de cruzeiro segura em estradas mais movimentadas.
A proposta é desconectarmos  e passarmos parte do dia tomando banho de cachoeira em meio a mata, fazermos um lanche nesse ambiente e jogarmos conversa fora, para voltarmos para casa com a “bateria” cheia e a cabeça “vazia”.
A 80km de São Paulo,  no sentido do Guarujá, se encontra a Cachoeira do Quilombo. Escondida em meio a Mata Atlântica, com acesso por estrada de terra e muito verde, é possível passar um belo dia de sol ao som de cachoeiras, com águas cristalinas e contemplando a natureza.
Importante: leve consigo algo para comer e beber, roupa de banho e câmera fotográfica, pois a idéia é passar o dia inteiro caminhando e tomando banho de cachoeira. Um ótimo roteiro para convidar os amigos. A estrada de asfalto é muito boa, a de terra merece cuidado por ser uma região bem úmida, mas é curta. Só lembre que terá aproximadamente 9km de estrada de terra para ir, mais 9km para voltar e que passará com a moto dentro de um rio. O fundo desse rio, nessa passagem, é de concreto mas, é bom ter cuidado, pois tem aproximadamente 15cm de profundidade num percurso de 20 metros. Nada que assuste, sendo prudente e passando devagar,  a maior consequência pode ser  um calçado molhado. Dá para ir com qualquer tipo de moto,  as trails levam uma enorme vantagem, mas não a ponto de deixar de ir porque você não tem uma trail, é só ter mais cuidado e paciência.
Vá preparado para estacionar a moto, deixando junto dela o capacete e ambos devidamente presos, prevenção é sempre bom.  Se tiver um baú na moto ajuda, pois pode deixar a roupa de viagem (calça, jaqueta, bota e luva) e colocar uma bermuda, calção de banho,tênis e camiseta para iniciar a caminhada. Se quiser já pode dar uma refrescada no início mesmo, tem uns locais que é possível sentar na água corrente, baixar a temperatura e revigorar-se,  difícil resisitir.
Com a mochila devidamente carregada  agora é só caminhar.
No percurso , é bom ficar atento pois passará por alguns lugares estreitos, outros muito liso, muitas raízes e parte dessa trilha acontece as margens do rio. Significa que, qualquer descuido te levará a um banho, por isso, fique esperto!
O objetivo é descansar e desligar de tudo, por isso, nada de pressa, siga a trilha e vá parando quando bem entender. Em, no máximo 30 minutos de caminhada bem tranquila, você chegará na primeira cachoeira, destino desse passeio. Agora é hora de relaxar e curtir o local em que se encontra. Ache um bom lugar para deixar as mochilas e vá para água! Nesse local tem até um “escorregador” natural no meio da cachoeira. Depois de gastar as energias nas águas cristalinas, nada melhor do que um bom lanche para “encher o tanque”. Depois relaxe ao som da cachoeira, é revigorante!
Reserve 5 horas para esse roteiro:  duas horas de estrada e 3 horas na mata. Dá para aproveitar bem.
Para chegar é bem tranquilo. Siga sentido Guaruja-SP e, antes de chegar na cidade, na entrada para Bertioga, tem um posto da Polícia Rodoviária. Faça o retorno como se fosse voltar para São Paulo e siga em frente. Logo que sair do túnel, ande aproximada mente  3 km e a direita vc verá uma placa informando VALE DO QUILOMBO. Essa é a entrada da estrada de terra. A partir dessa entrada são mais 9km de terra, pista estreita e grande parte do tempo úmida, cuidado! 
Para o lanche, faça a compra na sua cidade pois a estrutura na região é mínima. Na cachoeira não existe nenhuma estrutura, é só uma área que cabe alguns carros e motos e só. Não tem nem banheiro. Não esqueça de levar bebidas, de preferência, deixe as alcóolicas para beber quando chegar em casa, não vale a pena arriscar.
Leve frutas, lanches, biscoitos doces e salgados e faça um piquenique no local, lembrando que o lixo levado por você, volta com você, é a maneira mais fácil e justa de mantermos nossas áreas naturais limpas. Seja civilizado. As bebidas pode ser “suco de caixinha” , água e refrigerante, lembrando que será em temperatura ambiente.
Desfrute desses momentos enquanto seu corpo e sua mente descansam merecidamente.
Nos finais de semana encontra-se um certo movimento , mas, durante  a semana, o local é praticamente vazio. Se tiver um dia de folga é uma ótima opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário