segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TURISMO: SERRA DA CAPIVARA




São Raimundo Nonato - PI 











Uma viagem na história 


História

Anteriormente habitada por diversas tribos indígenas, a cidade de São Raimundo Nonato foi emancipada em 1850, e fundada em 1912. Seu nome é homenagem ao padroeiro da cidade e, sua ocupação se deu, devido a expansão colonial pecuarista, tendo o Rio Piauí como fator de mobilidade, expansão e fixação de criadores vindos de Bahia, Pernambuco e posteriormente, e em menor quantidade do Ceará.

Hoje

Atualmente a cidade está buscando desenvolvimento no turismo devido ao grande potencial existente em suas descobertas arqueológicas, belas paisagens e formações ao seu redor, hoje protegidas por lei.

O Parque


O Parque Nacional Serra da Capivara é protegido pela UNESCO, e conta com um perímetro de 214 quilômetros, envolvendo ao todo, quatro municípios: Brejo do Piauí, Coronel José Dias, João Costa e São Raimundo Nonato. 


Mais afastado da cidade, reserve pelo menos dois dias para o Parque Nacional da Serra da Capivara, onde se encontra a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas e a maior concentração de pinturas rupestres do mundo! Realmente uma viagem a idade da pedra! Isso tudo, sem contar a Pedra Furada, um dos cartões postais do parque, em meio a tantos outros atrativos!

Os atrativos mais interessantes na cidade são: o Mirante da Cruz, com uma linda vista de toda a cidade, que se pode ir caminhando, e o Museu do Homem Americano, que se encontra a menos de 5 quilômetros da cidade por estrada de terra. O museu é um lugar que surpreende ao passar pela porta de entrada, pela estrutura de primeiro mundo e pelo seu acervo, uma visita impactante, muito rica e imperdível! Se você gosta de história natural, reserve pelo menos 3 horas para apreciar o museu!











Outras experiências que não pode passar são: acompanhar todos os passos  da fabricação das cerâmicas da Serra da Capivara, que são vendidas em grandes lojas do Brasil, conhecer o boqueirão da Pedra Furada para ver as escavações e 1100 pinturas rupestres, o Boqueirão do Puxa onde, ao final de tarde pode-se observar um show das Andorinhas e, durante o dia, percorrer a margem de um canion impressionante, e muito mais! São várias opções de pontos turísticos no parque que só podem ser visitadas na presença de uma guia credenciado.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário