sábado, 31 de agosto de 2013

MOUTAIN BIKE ELÉTRICA






Um pouco de história

Um americano e um francês, sem se conhecerem, simultaneamente em seus paises de origem fabricaram um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor em 1869.
A bicicleta com motor a gasolina, já foi criação de um alemão em 1885, ele adaptou um monocilíndrico em uma bicicleta de madeira.
Patenteada pela primeira vez em 1895, a bicicleta elétrica era movida a pilha e tinha um motor de 100 ampéres e bateria de volts.

Hoje, 118 anos depois,  os motores elétricos evoluíram bastante! Equipadas com motores “brushless” (motores de corrente contínua sem escovas), as e-bikes como são chamadas,  apesar de ter um custo mais alto, ganham em confiabilidade, ruído reduzido, eliminação da ionização do comutador, redução total de interferência eletromagnética e vida útil mais longa. 

Hoje

As e-bikes pelo jeito chegaram para ficar! Fazendo um pararelo com o passado, depois de surgir a bicicleta a gasolina,  pudemos acompanhar a evolução para as motocicletas de hj em dia! Nessa mesma linha de raciocínio, será que, no futuro estaremos rodando e fazendo nossas reportagens somente com motos elétricas?

O Teste

Nessa edição testamos a versão off da Velle, a Eletrika 3000. Com um visual totalmente voltado para as estradas de terra, essa bike chama a atenção e desperta a curiosidade em todos! Por ser uma Mountain bike, a curiosidade já aumenta pois, diferente da versão anterior, voltada para uso urbano, esse modelo te possibilita usa-lá em qualquer lugar.

A roda dianteira é equipada com blocantes e as traseiras com porcas, isso dificulta bastante a troca de pneu.
Sobre como recarregar, não tem muito segredo, qualquer tomada 110/220 vira um posto de combustível! O tempo de recarga total fica em torno de 4 horas, mas é aconselhável sempre que achar uma tomada, dar uma recarregada.

Aqui destacamos os usos que empregamos a “magrela”.

Relevo acidentado:  As temidas subidas, ficaram “planas”! O pedal ficou bem mais tranquilo e o motor elétrico ajuda bastante a enfrentar os trechos de aclive. O ponto negativo é que a autonomia é reduzida consideravelmente. Testamos em um trecho de estrada com subidas íngremes e longas e aos 16km a bateria acabou. Ideal seria um percurso menos acidentado e com subidas mais curtas.

Relevo Misto: Usamos dentro da cidade em percurso misto, com 15km apagou o primeiro (de três) Led da bateria, a durabilidade foi de 35km.

Relevo pouco acidentado: Em estradas de terra mais planas e com subidas leves e curtas  a autonomia foi de 35km

Trilhas:  Testamos o modelo nas trilhas e concluímos que não é a melhor opção porque a suspenção  chega facilmente ao limite e o peso é um fator complicador na hora de transpor algum obstáculo.


A Eletrika 3000 foi testada por pessoas diferentes, idades diferentes e com propósitos diferentes e o resultado foi muito positivo. Todos adoraram!
Para quem quer uma bike para passeios com mais contato com a natureza, ela é perfeita! Se pretende iniciar nas pedaladas, essa é uma forma de entrar na atividade sem ficar muito dolorido!

Diferente das motos, no caso de faltar combústivel, é só pedalar!!















PRÓS                                                   /                                                 CONTRAS
Freio a Disco Mecânico                                                                             Peso
Versatilidade                                                                                              Custo
Visual                                                                                              Porcas na roda traseira
Incetivo a pedalar                                                                               Tempo de recarga
Recarregador bivolt                                                                         Carregar carregador






























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