quarta-feira, 24 de julho de 2013

MOTO TOUR: RIO CUBATÃO




Visual da Serra
Um convite para relaxar...

Todos que descem para o litoral paulista pela Rodovia dos Imigrantes e Anchieta ficam impressionados com as belas paisagens e da exuberante natureza presente na Serra do Mar.

Uma das paisagens que nos chama a atenção, é quando cruzamos a ponte sobre o Rio Cubatão, ao final da Rodovia dos Imigrantes. 
Essa obra-prima da arquitetura nos proporciona uma vista privilegiada da região, uma natureza quase intocada, ali, bem ao nosso alcance!

O Rio Cubatão é  largo, repleto de pedras e águas cristalinas, um convite aos mais aventureiros para explorar a região.
Em baixo da Imigrantes
Se vc tem uma moto on/off road e gosta de se aventurar, essa é uma boa oportunidade.

A menos de 60km da capital paulista e bem próximo do litoral, o Rio Cubatão é um convite a entrar em comunhão com a natureza. Uma estrada curta de terra, aproximadamente 10km, lhe proporcionará paisagens belíssimas com a  oportunidade de passar algumas horas agradáveis tomando banho de rio e relaxando.

A região não tem nenhuma infra-estrutura, exigindo que o aventureiro seja auto-suficiente para poder ficar mais tempo aproveitando o local.

A estrada tem pedras e a maioria de seu percurso é margeando o rio. Vá devagar e com atenção pois existem várias entradas a direita que levam a pontos interessantes que, apesar de não ter local específico para estacionar, vale a pena caminhar um pouco para explorar as margens do rio repletas de pedras arredondadas pelas águas.
Existem várias propriedades particulares no percurso da estrada, levando a crer que a estrada não seja tão deserta nos fins de semana, por isso vá com cuidado.





Dicas:

Leve uma pequena mochila com bebida/comida para passar algumas horas, roupa de banho e câmera fotográfica.
Não deixe lixo.
Ser pensar em dar uma caminhada, um cadeado/corrente para a moto/capacete é uma boa.


Como chegar:

Parte boa da estrada
Descendo a Imigrantes, siga sentido Guarujá e, ao passar sob a Anchieta, faça o retorno para voltar a São Paulo pelo mesmo caminho que veio. Feito o retorno, logo em seguida passe a saída para Santos e São Vicente e, 50 metros depois, entre para a direita e siga direto. Esse trecho passará no meio de um vilarejo e, em seguida começa a estrada de terra, você estará no Caminho de Pilões. É só seguir com cuidado até o final. Após aproximadamente 10km a estrada acaba, logo após passar por dentro de um pequeno e raso rio. Deste ponto em diante, melhor caminhar por uma trilha de 300mts e chegar  onde o rio faz a curva formando uma bela piscina natural, ponto final do roteiro.
Vários pontos interessantes

Fim da linha
300mts finais
Uma outra opção é descer pela estrada de manutenção da rodovia, mas muito cuidado, pois é bem lisa e em vários pontos está bem ruim devido as chuvas.

Estrada de manutenção


Estrada de Manutenção































A volta:

Travessia de Balsa
No meu caso iria retornar sem pressa para a Zona Sul de São Paulo. Devido a isso resolvi voltar pela Ilha do Bororé, um caminho diferente, com mais estrada de terra e diferente, é um tipo de zona rural de São Paulo. O acesso é pela Imigrantes: No km 37 entre a direita na terra e, em seguida a esquerda na estrada do Capivari. Siga pela estrada de terra e, quando tiver opção, entre a esquerda novamente. Aproximadamente 7km depois de sair da Imigrantes, vc estará passando sob a rodovia. Depois disso passará um aterro e siga a direita. Vc chegará na primeira balsa e, depois de cruzar a represa, alguns quilômetros depois na segunda. Depois da segunda balsa vc está praticamente dentro da cidade, cruzando a Cidade Dutra e saindo em Interlagos, passando ao lado do Autódromo.
Fila da Balsa


Moto

Esse roteiro foi feito com uma Honda CRF 250 L que, confirmando seu DNA aventureiro enfrenta qualquer tipo de terreno com segurança. Ágil na cidade, na estrada ela é mais “tranquila” e não muito econômica (24km/l), mas, para quem gosta de liberdade e não se limita aos caminhos ladrilhados é onde ela se mostra perfeita e uma ótima opção, digamos mais “tranquila”que as versões exclusivamente Off Road.
Pró: visual, silenciosa e ótimo conjunto de suspensão e freio.
Contra: preço, autonomia





















3 comentários:

  1. E ai cara, como esta?

    Estivemos juntos ha umas 3 semanas no cam-am adventure e conversamos sobre as crf's da vida, me chamo Lucas e tenho a G650.

    Dei uma olhada no seu blog e esta de parabens so roteiros de quem conhece do que esta falando! Semana passada fiz o "charme paulista", com direito a parada na Pedra do Bau, simplesmente de mais.

    Me passa seus contatos para que eu pegue as dicas e tire algumas duvidas de motos offroad, meu e-mail e lucadas80@hotmail.com


    Abracos,
    Lucas.

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  2. Fala Lucas!! Que legal que foi conferir um dos roteiros!! Show!! Contatos enviados!! Abraço

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  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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