sexta-feira, 5 de abril de 2013

MOTO TOUR - OBSERVATÓRIO DE SÃO CARLOS


Em busca das estrelas

Existem alguns lugares que nos reservam belas experiências, principalmente a noite. E não é o que você está pensando...

Sempre escrevo roteiros para o dia, mas, não é tão difícil conseguirmos um “alvará” para pegarmos a estrada a noite, principalmente se for um programa cultural!

O período noturno é pouco explorado pelos motociclistas por vários motivos mas, com um objetivo interessante, amigos para acompanhar, boa dose de responsabilidade e algumas horas para relaxar, dá para ir longe!

Pensando nisso, busquei alguns destinos que seriam interessantes de fazer a noite com nossas fiéis companheiras........as motos!


Destino

Localizada entre Limeira e Araraquara, São Carlos - SP, uma simpática cidade do interior paulista conta com uma singularidade: um Observatório bem no centro da cidade


Sobre o Observatório Dietrich Schiel

Inaugurado em 10 de Abril de 1986, o Setor de Astronomia, foi criado a partir do antigo Instituto de Física e Química de São Carlos, nas gestões dos diretores Prof. Dr. Milton Ferreira e Prof. Dr. Roberto Leal Lobo e Silva e da antiga Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), na época coordenada pelo Prof. Dr. Dietrich Schiel. Eles conseguiram que o Instituto Astronômico e Geofísico (São Paulo-SP / USP) cedessem o Telescópio Refrator Grubb 204/3000 de montagem equatorial alemã, para ser instalado em São Carlos - SP. 

As instalações físicas iniciais do setor, contou com o apoio de verbas da USP, do CNPq e das indústrias de São Carlos.

Dez anos depois, em 1996, iniciou-se um processo para reforma e ampliação do observatório para se adequar a maneira com que atua junto ao público, iniciando-se em 2001 e terminando em 2002.

Objetivos

Os objetivos principais do Observátório são atender: a comunidade, a rede de Ensino Fundamental, Médio e Superior e também, a Licenciatura em Ciências Exatas Do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) 


Muitas informações!


Engana-se quem pensa em ir até o Observatório para ver planetas através do telescópio. Por isso recomendo que chegue ainda com a luz do dia para aproveitar a área externa que é muito interessante! É chamado de “O Jardim do Céu na Terra” e possui vários dispositivos interativos montados para que possamos entender um pouquinho do tamanho desse universo como: Um sistema solar em escala para termos uma pequena idéia de quão pequenos somos e das distâncias entre os planetas,  na Semi-Esfera Armilar a respeito das diferentes posições do Sol e relógio solar, um Totem Lunar para entender as fases da Lua, também sobre as estações do ano na Parede Meridiana, isso só na área externa, já dentro do Observatório, além de poder observar através do Telescópio Refrator Grubb, existe o Lunário, que nos ilustra a evolução das fases da Lua, os Dioramas de Topocentrismo e Geocentrismo e um  auditório onde é dada uma palestra impressionante a respeito de Astronomia. 
Fui atendido pelo Físico e Especialista em Ensino de Astronomia André Luiz da Silva, que me deu várias aulas de tudo referente a Astronomia em poucas horas! Fiquei impressionado com tudo que aprendi! 

Atividades

São várias atividades nos fins de semana, permitindo assim que um deles se encaixe em sua agenda! Essas são atividades destinadas ao público espontâneo e não exige reservas e a entrada é gratuita.
Existe também a visita orientada a grupos da rede de ensino e instituições, mediante reservas feitas para os dias da semana.

Domingos Solares:  No segundo(10hs às 12hs) e último domingo do mês (14hs às 16hs) são feitas observações do Sol de maneira segura utilizando-se vários métodos.
Cine Observatório:  Domingos às 20hs são exibidos filmes ou documentários com temas astronômicos.
Sessão Astronomia:  Aos sábados às 21hs acontecem palestras de temas variados.
Observação do céu noturno:  Às sextas, sábados e domingos, das 20 às 22hs, tem-se a oportunidade de, através dos telescópios ou a olho nú, observar o céu noturno acompanhado de membros da equipe preparados para tirar suas dúvidas. 


Como Chegar:

A partir de São Paulo, siga pela Rodovia dos Bandeirantes até Limeira, após Limeira pegue a Rodovia Washington Luíz (BR-364) no sentido Rio Claro e em seguida, São Carlos. Entrando na cidade, pela Av Getúlio Vargas, siga e entre na Av. São Carlos, a principal. Siga em frente. A catedral da cidade vai estar a sua esquerda. Após a Catedral, conte 7 quadras e será a rua Dr. Carlos Botelho, entre nela a esquerda e, na sexta quadra, o observatório estará a sua direita. Para entrar com a moto, passe o observatório e entre na próxima a direita, Rua Visc. De Inhauma e, mais uma quadra estará no portão da USP.

Distâncias:

São Paulo - 246km
Campinas - 144km
Ribeirão Preto - 99km
Sorocaba - 226km





Dicas:

  • Telefone do Observatório: (16) 3373-9191
  • Próximo ao Observatório, só atravessar a rua, tem um ótimo lugar para tomar um lanche, Padaria Guanabara, experimente o Croissant
  • O observatório está localizado no centro da cidade veja mapa: 


Onde ficar

Quality Hotel Anacã - Av. São Carlos, 2690 - São Carlos - SP  tel: (16) 3373-4000 

Hotel Malibu - Rua General Osório, 542 - São Carlos - SP  tel: (16) 2107-1300

Onde Comer

Kalil (comida Árabe) - Rua Carlos Botelho, - Centro (perto do observatório)

Cantina Chiao Bello (comida variada) - Rua Riachuello, 1191 - Centro



Moto

Rodei esses quase 500km “a bordo” de uma Honda VFR 1200F, uma Sport Touring impressionante! Com câmbio automático de 6 velocidades e ABS, essa quilometragem foi vencida sem muito esforço. A posição de pilotagem muito confortável, o painel de instrumentos de fácil visualização e o excelente conjunto ótico fizeram a noite passar mais tranquila e a distância mais curta. A sensação de “só” acelerar essa moto e não trocar as marchas é “diferente” eu diria! Andando dentro dos limites de velocidade, apesar de 1200cc ela é bem comportada, fazendo 16,17 km/litro.


Gostaria de agradecer ao André Luiz da Silva pela boa vontade em me atender
e pelo café.













Nenhum comentário:

Postar um comentário