terça-feira, 5 de março de 2013

CURSO DE PILOTAGEM OFF-ROAD PARA BIG TRAIL



Nos dias 02 e 03 de março de 2013, na cidade de Tatuí-SP, a 145km de São Paulo, foi realizado um curso introdutório de treinamento Off-Road, dedicado exclusivamente para os pilotos de motos Big Trail.






O curso, com duração de 2 dias conta com toda estrutura de pista para exercícios práticos, sala de aula e alimentação, em um ambiente muito agradável.
Se pensarmos que deixamos de conhecer muito lugares especiais devido a estrada ser de má qualidade ou com alguma dificuldade que foge de nosso “conforto” ou segurança, já seriam bons motivos para nos inscrevermos em um curso como este. Principalmente morando em um país em que as belezas naturais são tão abundantes e o descaso com nossas estradas tão explícito. 


O curso foi realizado em uma pista especialmente construída para esse objetivo: fazer com que os alunos pratiquem as técnicas corretas com segurança e tranquilidade. Sem se preocupar com fatores externos, o foco e a concentração fica 100% no treinamento e os erros são corrigidos instantaneamente pelos instrutores.


Tudo acontece em um ambiente descontraído, começando com um belo café da manhã que serve de “quebra gelo” entre os participantes, e em seguida, começa a aula teórica de aproximadamente uma hora.




O grupo é bem eclético: Idades, profissões, objetivos, estilos de moto e tamanho. A única surpresa foi que todas as motos eram BMWs. De 650 a 1200!  Fiquei surpreso com a ausência de outras marcas!










Um detalhe era a possibilidade de poder alugar uma moto para participar do curso, uma opção para quem não quer “deitar” a moto no chão por exemplo, um dos exercícios do curso que lógicamente não era obrigatório.


Ao lado da pista foi montada uma estrutura com “comes e bebes” para manter a energia e hidratação  dos participantes em alta, o que faz muita diferença!

Depois da aula teórica, vários exercícios foram passados aos alunos no primeiro dia como: equilíbrio, frenagem, posicionamento, contra-peso, ABS na terra....enfim... todos feitos repetidamente. 



 
Ao final do primeiro dia, os alunos podiam dar uma volta na pista especialmente feita para o curso, mas com cautela, pois a adrenalina estava alta! A evolução e confiança eram nitídas, juntamente com o cansaço! Todos já pensavam em um banho no hotel, um jantar e uma cerveja gelada!


No segundo dia, de acordo com o processo evolutivo, ficou a parte mais emocionante. Justamente por estarem mais “maduros” em cima das motos, foi a vez de andar na pista de areia, cascalho, usar técnicas de subida/descida e cruzar um riacho! Ou seja, mais emoções!!








Por ser um curso voltado para off-road, as quedas estão presentes e são esperadas, afinal estão aprendendo. A vantagem de ser um ambiente controlado e voltado para o curso, é que as quedas normalmente não passam de um susto ou uma ralada de leve, por isso o equipamento é fundamental!





Ao término do curso, a satisfação era visível e a evolução indiscutível! Além de saírem com a certeza de estarem melhores, pode-se chegar a um consenso: Como qualquer atividade, a prática leva a perfeição, nesse caso então....o segredo é pegar estrada e experimentar novos caminhos!!





Aqui mesmo no Blog tem algumas sugestões para colocar em prática o que aprenderam! É só convidar!!



Ao final do curso fiz 3 perguntas para 3 participantes para saber a opnião deles a respeito desses dois dias...

1- Qual seu objetivo ao fazer o curso?
2- Qual seu nível de experiência no off-road?
3- Qual sua impressão pós-curso?

As respostas:

Mário: “O meu objetivo em fazer o curso era conhecer as técnicas para pilotagem off-road.
 A minha experiência no off-road era zero, até então são 14 anos de motos custom.
 O curso foi excelente! Não basta ter uma moto off-road e achar que pode tudo se não tiver o principal: a técnica. Até mesmo aquele que já anda off-road e não passou por um curso como este, uma hora vai passar por apuros, com certeza.”

Roberto:Depois de 30 anos de carta, percebi que ainda não sei andar de moto. Entendi o lado técnico de alguns movimentos que fazia instintivamente.
Fiquei realmente impressionado com a técnica e conhecimento dos palestrantes.”

Eduardo: “queria conhecer novas técnicas, limites e auto conhecimento mesmo tendo andado muito de motocross e trilhas na adolecência. O curso superou minhas espectativas, pois hoje com quase 40 anos e uma moto com mais que 230kg, percebo a importância de estar sempre aprendendo. As técnicas passadas foram objetivas!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário