sábado, 16 de fevereiro de 2013

TRILHAS DE MOTO EM ITAPIRA

MUITAS TRILHAS NA BAIXA MOGIANA!!
Fomos conhecer algumas trilhas das cidades de Mogi Guaçu e Itapira, pertencentes a região da baixa Mogiana e ficamos de boca aberta!! De cansados e de surpresos!!

A cana predomina a região e, engana-se quem pensa que só de canavial vivem os trilheiros de lá!!

Os caminhos cortam os canaviais, é verdade, mas, para chegar em trilhas para todos os gostos!!

Fiz contato com o LC Polidoro uns dias antes para ver se iria ter trilha no carnaval e a resposta foi: "Lógico!! Vem andar com a gente!!".
 Que iria fazer novos amigos eu tinha certeza, mas, nem imaginava que iria rever velhos amigos !! Foi uma grata surpresa!!

Conheci as trilhas da região nos anos 90 e depois nunca mais tinha voltado a andar por lá e confesso que fiquei surpreso! Mesmo com as chuvas frequentes foi muito bom!! Diversão garantida para quem quiser se aventurar em novas trilhas!

O encontro é no “Morro da Vaca” a poucos minutos da cidade de Itapira-SP. O horário de saída do pessoal na sábado a tarde é “entre 13h e 14h” mas chega gente até as 14:30, quando a poeira levanta de verdade. A mesma coisa acontece no domingo de manhã, é para chegar entre 8 e 9, mas sai as 9:30!! O ritmo no interior é outro, mais tranquilo, sem stress... para se ter uma idéia, eram 9hs e estava faltando um dos trilheiros quando ligaram para ele.....a resposta foi: “tô chegando!”  Em seguida os amigos disseram: “mas você é “mané” mesmo heim!! Como ele está chegando se ele atendeu o telefone? Em cima da moto? De capacete? Ele tá é na cama!!”. Só risada!!

Uma vez todos lá inicia-se a “pauta” de qual trilha fazer e, junto com as sugestões vão se formando os grupos. Uns poucos vão para a “Trilha do Morro da Onça“ considerada uma penitência por  ser muito travada e ter que carregar a moto em alguns trechos, outros querem ir para Águas de Lindóia por terra e fazer algumas trilhas por lá, outros querem ficar nas trilhas de Barão Ataliba Nogueira nos arredores de Itapira e assim vai, o grupo de trilheiros começam a fazer poeira e a diversão começa.

Fui levado para a “Trilha do Morro da Onça“ que ninguém queria ir e, realmente é travada, nada absurdo, mas que exige técnica e em alguns pontos, realmente tem que levantar a moto para passar um tronco ou uma pedra, mas é uma trilha que faria novamente! A descida/subida no final é do tipo que “se pensar não vai”! Show!

Outra trilha que me levaram foi a “Trilha do Quebra Manete”......nem perguntei o porque do nome.....só segui o pessoal e me diverti!! Uma subida lisa e com pedras que, quando algum “rolha” (apelido de quem fecha a trilha por que enrroscou ou caiu e ninguém passa) enrrosca, todos ficam olhando e dando risada. Ainda tinha a Trilha do Cascalho, da Abelha, do Urubu,”bar da véinha”, enfim, tem muitas opções!

Em determinado ponto do percurso a vista da cidade de Itapira é muito bonita e me espantou o quanto próximo eu estava da cidade! É literalmente o “quintal” da casa deles!

Muita lama, poça d’água, atoleiros, subidas e descidas, trilhas travadas, lisas, enfim, tinha trilha para todo tipo de trilheiro! E a amizade e o bom humor estavam presentes em todos os momentos!

As opções são bem variadas e dá para andar  o dia inteiro, depende do ânimo do pessoal e dos “alvarás” conquistados junto as “patroas”!!
Ao final das trilhas sempre tem um barzinho para tomar uma “Tubaína” e comer um peixinho frito relembrando os momentos divertidos do dia.

Fiz as trilhas usando roupas e bota ASW que garantiram minha proteção e também com uma Yamaha TTR-230 2013 que, além de chamar a atenção de todos pelo visual, causou ótimas impressões devido ao comportamento na trilha. Quem quer uma moto leve, baixa, econômica e que encare todos os obstáculos com tranquilidade, achou! O motor  responde quando exigido e a suspensão é perfeita para esse uso recreacional.
A relação altura/peso, faz dessa moto quase um brinquedo para pessoas acima de 1,70m, sendo facilmente tirada de cavas e atoleiros.
Falta um protetor de mão para também evitar que enrosque  cipós e galhos.

Obrigado aos amigos que me guiaram pelas trilhas da região!  Vou voltar!