Poços, localizada no sul de Minas Gerais, é um dos bons lugares para diminuir o ritmo, relaxar, descansar....
No século XVII, com a descoberta de nascentes e fontes no fundo de um vulcão com idade estimada de 85 milhões de anos, deu início a história de Poços de Caldas. Essas águas, com poderes medicinais foram responsáveis pela mudança no destino da cidade, antes ocupada por garimpeiros em busca de riqueza.
Com o garimpo em baixa, muitos se dedicaram a criar gado e, com isso, percorriam grandes distâncias em busca de pastagem para seus animais.
Essa região de Poços de Caldas, pertencia desde 1818, ao capitão José Bernardes Junqueira que, em 6 de Novembro 1872, doou 96 hectares de sua propriedade, para a fundação do município.
Com suas águas medicinais, utilizadas para tratamento de doenças cutâneas, funcionou desde 1886, uma casa de banho que usava a água sulfurosa e termal da Fonte dos Macacos. Em 1889, usando a Fonte Pedro Botelho, surgiu outro estabelecimento que não existe mais, surgindo em seu lugar, no fim dos anos 20, as Thermas Antonio Carlos,um dos mais belos prédios da cidade que está sendo reformado.
A cidade no passado, chegou a ser considerada como “ Las Vegas brasileira” devido aos vários cassinos existentes que, com a proibição do jogo no país em 1946, fecharam as portas. No mesmo período veio a diminuição de visitantes para tratar suas doenças com as águas termais, pelo surgimento de métodos mais eficazes, causando um abalo na economia da cidade. Esse abalo durou pouco e Poços de Caldas virou um dos maiores destinos nacionais para casais em lua-de-mel, o que ajudou a manter o turismo na cidade.
Destino de ilustres visitantes, passaram por lá: D. Pedro II, Getúlio Vargas, Carmem Miranda, Rui Barbosa, Santos Dumont, Olavo Bilac, dentre outros...
Hoje a cidade é um destino turístico consagrado para todo tipo de turista. Tem atrações que agradam de 8 a 80! Vou citar algumas imperdíveis como: Cristo, Recanto Japonês, rampa para Asa Delta e Paraglider (se não for fazer um vôo duplo, a vista é linda!), Thermas Antonio Carlos, Relógio Floral, Fonte dos Macacos, Teleférico, Fábricas de Cristal, Trilhas Ecológicas, Represa Bortolan, Véu das Noivas, Pedra Balão, a feirinha de domingo na praça, levar as crianças para passear de carrocinha puxada por bode, passeio de carroça pelo centro da cidade para a família toda, enfim todos vão sair satisfeitos e felizes!
Um atrativo a parte é o clima dessa cidade, que em média fica na casa dos 15 graus no inverno, sendo a época mais charmosa da cidade.
Existem várias opções para todo tipo de gosto, o Palace é o mais tradicional e vale uma visita pelo seu interior. Se informe a respeito de valores, pode não assustar:
Onde Comer:
Cantina do Araujo: Tradicional casa da cidade, serve pizza, comida Italiana, carnes...
O Bacalhau que Chora: Além do bacalhau, tem carne e outros peixes www.obacalhauquechora.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário