segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MOTO TOUR - PIEDADE - SP


Como surgiu Piedade:

No início do século XIX, no interior de SP,  iniciou-se um êxodo das cidades vizinhas, principalmente Sorocaba,  para a margem esquerda do Rio Pirapora, pouco abaixo do encontro com o Ribeirão dos Cotianos e formou-se um povoado.
Esse povoado tinha um líder enérgico e empreendedor, Vicente Garcia. A ele, foi doado por um mascate, uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, por volta de 1831 a 1835. Em 20 de maio de 1840, em louvor a santa, estava pronta a capela, que é considerada a data de fundação da cidade.

O tropeirismos também ajudou na formação de Piedade. Para escapar dos impostos cobrados em  Sorocaba após a Feira de Muares, eles usavam caminhos alternativos e paravam para descansar a tropa onde hoje é a Praça Cel. João Rosa. Muitos adquiriram terras e passaram a morar na cidade, motivo pelo qual notamos a herança cultural da cidade em seus sotaques, comidas e povo.
A Cidade

Com aproximadamente 53 mil habitantes e cercada por grandes cidades como São Paulo(100km), Campinas(125km) e Sorocaba (30km), Piedade se tornou uma alternativa para o turista encontrar tranquilidade, interagir com a natureza, apreciar belas paisagens e boa comida.

Já recebeu o título de maior produtora de cebola do Brasil e hoje recebe destaque por sua produção de Alcachofra e Morango além de suas famosas cerejeiras do Japão que enfeitam a cidade em Junho/Julho.

A região ainda produz inúmeras e variadas culturas como: caqui, pêra, maracujá, batata- doce, brócolis, alho, inhame....etc....chegando até a produzir a larva do camarão da Malásia.




Festas não faltam na cidade, para se programar aqui tem algumas: 
Janeiro - festa da Cata Castanha
Março/Abril - Festa do Colha e pague do Kaki Fuyu (www.colhaepaguekaki.com.br)
Maio - Aniversário da cidade e Festa do Kaki Fuyu
Julho - Festa da cerejeira

Nas duas principais entradas da cidade, existem dois portais: o Portal das Águas em homenagem aos rios, represas e cachoeiras e o Tori, que homenageia a colônia japonesa. Segundo a crença japonesa, quem passa pelo portal está sendo imunizado e entrando em um ambiente sagrado. 

A cidade conta também com o Parque Ecológico Collemar Miranda. Bem localizado, é onde os moradores da cidade vão se divertir no final de semana.

Roteiros em Piedade

A cidade conta com 4 roteiros divididos por cores, especialmente montados para turismo. Logo na entrada da cidade existem mapas desses roteiros e mais informações podem ser conseguidas na Casa da Cultura, todos se iniciam na Casa da Cultura e tem rotas com as quilometragens. Bem tranquilo e objetivo.

Branco: Esse roteiro é urbano, para conhecer as atrações e comércio da cidade
Amarelo: Conhecendo o produtor de Alcachofra, artesanato, cachoeira e almoço
Verde: Visita a fazenda, pesqueiro e Vila Élvio
Azul: Visita a represa, área rural e gruta de granito












Não deixe de conhecer:
Não muito longe da cidade, é possível conhecer a Cachoeira do Alemão (25mts), uma propriedade particular que permite visitação mediante pagamento de R$7,50.
Localizada a 20 minutos de Piedade, possui além da cachoeira, playground, camping e trilhas. O acesso não é difícil: Siga em direção ao km 115 da Rod. SP-250, entre piedade e Pilar do Sul, em seguida siga placa para Bairro dos Corrêas e depois bairro Roseiral. A partir daí são mais 5km de estrada de terra.
Dicas:

Casa de Sucos Quatro Estações, um cardápio de sucos bem diferente.
Cachoeira do Alemão - 0XX15 3299-5619 - 
A estrada para cachoeira, apesar de ser de terra, da para ir com qualquer moto, desde que tenha cuidado. 
Informações sobre Piedade: http://www.piedade.tur.br
Onde comer: Estação Boca do Monte www.estacaobocadomonte.com.br 
Onde dormir: Pousada Ronco do Bugio www.roncodobugio.com.br
                      


Agradecimentos:
Alex Miranda - Guarda Municipal de Piedade
Salvador J. dos Santos - Func. do Parque Municipal
Sr. Paulo - Cachoeira do Alemão

Moto

Rodei com uma Honda Shadow 750 2012. A viagem foi bem agradável devido ao conforto da moto.  O consumo foi bem satisfatório ficando em 21km/Lt em velocidade compatível com a moto/estrada.

4 comentários:

  1. A casa de sucos é ótima.

    ResponderExcluir
  2. Olá! É possível lhe acompanhar em alguma próxima aventura? Eu tinha uma XJ6 que foi roubada domingo passado e estou aguardando a grana do seguro pra tirar uma XRE do consorcio. Sei que a migração não será fácil, mas descobri com a XJ6 (moto espetacular), que velocidade não é muito a minha praia. Estou tentando partir pra algo mais aventureiro... :) Parabéns e grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Jr Marques, pôxa que m...terem roubado a XJ6 heim!! Realmente uma ótima moto, mas, como citou, mais voltada para velocidade. Enfim, outros propósitos. A troca pela XRE não será tão difícil se já traçar objetivos para ela logo de cara. Já faça algum passeio on/off road para valorizar o espírito on/off dela. Aquela cachoeira que não chegaria com a XJ6, é hora de ir vê-la! Eu, particularmente não abro mão do on/off justamente por isso, sem limites de destinos, só de velocidade!!
      Quanto a acompanhar nos roteiros, sem problemas, podemos combinar sim! Quando pegar a nova motoca me avise que combinamos!! Abraço e boa sorte !

      Excluir