quarta-feira, 1 de agosto de 2012

TREKKING - PICO DAS AGULHAS NEGRAS


Para quem curte um trekking de montanha, uma escalaminhada e belas paisagens, não pode deixar de conhecer o Agulhas Negras!

Com um visual impressionante e 2.792 metros de altitude  é considerada a sexta montanha mais alta do Brasil e se localiza na divisa de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, dentro do Parque Nacional de Itatiaia. Pode-se hospedar em Penedo (a 270km da capital paulista e 170km da carioca) e contratar um guia, pois não vale a pena se arriscar. Outra alternativa é se informar sobre algum grupo que esteja indo e ver se consegue ir junto. Procure uma agência ou se informe na pousada. Não faça sem guia!

Dá para ir de carro até a entrada do parque e, de lá, iniciar o trekking por uma estrada, descendo 2km até o abrigo Rebouças, onde começa a trilha. Nesse abrigo tem um reservatório de água a céu aberto que, segundo informações, muitas vezes foi usado para treinamentos de recrutas na madrugada, os caras ficavam só com a cabeça fora d’água e o frio lascando! 

O trekking de aproximadamente 6 km, 3 horas, no início é bem tranquilo, sempre com uma subida moderada  em meio a vegetação e tendo as Agulhas no visual. Passa-se por ponte, pelo córrego Agulhas Negras (último ponto de água potável), e aprox.. 1 hora depois,  quando começa a chegar perto da base, começaram a surgir as pedras. A partir daí existem, pela minha opnião, 3 pontos mais “delicados”:  a canaleta, o pulo do gato e o ataque final ao pico. 

Durante a “escalaminhada” todo cuidado e prudência são bem vindos, pois estará em um ponto de difícil acesso e, uma torção de tornozelo por exemplo, pode estragar seu passeio. Por isso, vá com roupas e calçados apropriados e leve comida, bebida e um kit de primeiros socorros. Como se pode ver na foto, a subida é um pouco íngreme, e não dá para bobear!


Lá no topo o visual é de tirar o fôlego! Em dias limpos dá para ver várias cidades, a via Dutra, o Pico das Prateleiras, enfim, é hora de sentar, abrir seu lanche e relaxar um pouco com o visual!

Antes de descer, não esqueça de tirar fotos e de assinar o livro!! Sim, tem um livro lá em cima, dentro de uma caixa de metal onde as pessoas colocam seus nomes e a data que estiveram lá. A sensação, salva as devidas proporções, é a de fincar a bandeira no cume do Everest.  É literalmente comprovar sua conquista para seu ego!

Cada um de nós temos vários “Everests” para conquistar!!
Preferencialmente pegue um feriado(apesar de mais movimentado) para dar tempo de curtir a cidade, subir o Agulhas Negras e descansar depois. Será um fim de semana inesquecível!! Sem contar que as chances de se encaixar em um grupo aumenta muito!


Dicas: 
-Leve um casaco “corta vento” , lá em cima venta muito!
-Contrate um guia
-Mulheres, não façam a unha para fazer isso, vão jogar dinheiro fora!
-Escolha uma mochila boa.
-Leve água, lanches doces e salgados e petiscos para comer durante a trilha.
-Escolha um calçado apropriado e usado! Não vá com calçado novo!
-A meia é tão importante quanto o caçado, escolha bem e leve uma na mochila!
-Pesquise no site do parque a respeito de guias, e contrate guias credenciados! Os preços são negociáveis!
-Pousadas não faltam nas cidades próximas.

Para quem já foi, vamos de novo! E quem nunca foi....tem que ir!!

2 comentários:

  1. ADOREI as dicas, e as fotos estão lindas, pena que não estão maiores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ká! é que se colocar elas em alta fica pesado demais, então para ter mais fotos tem que ser menorzinha mesmo, mas tenho todas em alta se precisar e em breve vou ter atualizadas, pois vou voltar lá!!

      Excluir