sexta-feira, 6 de julho de 2012

MOTO TOUR - JOANÓPOLIS - CACHOEIRA DOS PRETOS




Joanópolis – Cachoeira dos Pretos
Nesses tempos de muito calor, a oportunidade de pegar a estrada em busca de sombra e água fresca é tentadora, sendo assim, que tal seguir para a região de Joanópolis e passar o dia na Cachoeira dos Pretos. Uma região cercada por montanhas e muita natureza. O roteiro todo é de asfalto, tendo algumas opções de estrada de terra para visitar outros pontos interessantes da região.
Ida: São Paulo – Rod. Fernão Dias – Atibaia – Rod. D. Pedro I – Piracaia – Joanópolis (1 pedágio)
Volta: Joanópolis – Vargem – Atibaia – São Paulo (2 pedágios)
Esse roteiro, saindo bem cedinho de São Paulo (7hs), dá para conhecer outra cidade pouco antes de Joanópolis, Piracaia. Se programe para tomar o café da manhã na Padaria da Praça, no centro de Piracaia. Aproveite para dar uma volta pela tranquila cidade que foi fundada em 1817 por uma mulher, Leonor de Oliveira Franco, e com certeza irá passar pela Igreja Matriz, fundada em 1891. Na praça da Igreja você poderá observar pequenas quedas d’água artificiais que mostram o capricho do povo local. Dê mais algumas voltas na cidade e siga para Joanópolis. A estrada que liga as duas cidades é uma atração a parte. Devido a barragem do Rio Jaguari, grande parte de área foi inundada, transformando as paisagens da região em verdadeiras obras de arte. Muitas curvas entre essas duas cidades tornam essa estrada um destino natural das supermotos. Vá devagar e aproveite as paisagens!
Chegando em Joanópolis, pare no posto de informações turísticas, logo na entrada da cidade,  e se informe das opções, pegue um mapa e siga para a cachoeira. É só asfalto até no estacionamento e muitas curvas. Nos 18km até a cachoeira, existem quiosques, cachaçarias, restaurantes e artesanatos, ótimas opções para uma lembrancinha para quem ficou em casa.
Joanópolis está cercada pela Serra do Lopo,  e sua história tem origem nas antigas rotas de bandeirantes e desbravadores que se dirigiam para as Minas Gerais. Sua fundação oficial foi em 1878.
Alguns pontos turísticos:
Cachoeira dos Pretos, a maior cachoeira do estado, com 154 metros,  tem uma boa infra-estrutura com restaurante,  estacionamento, lanchonete, bóia-cross, camping, pedalinhos, passeio de jeep, banhos na cachoeira e chalés.
Gigante Adormecido: Montanhas que formam a silhueta de uma pessoa dormindo
Pico do Selado: na Serra da Mantiqueira, divisa de SP e MG é um dos pontos mais altos com 2070mts.
 Represa Jaguarí e Jacareí: com uma área de 50mts quadrados, possui vários mirantes com bonitos visuais.
Cachoeira dos Pires: para quem quer fazer uma caminhada de 40minutos essa é uma boa opção.
 Para mais informações (011) 4888-9204
Na Cachoeira dos Pretos, a dica é chegar cedo, pois muita gente vai passar o dia lá. Se estiver cheio, faça o passeio de Jeep. Ele te leva para a parte alta da cachoeira, onde tem um visual fantástico e quase ninguém. Ótimo para tomar um banho tranquilo. Se quiser mais aventura, o bóia-cross é uma boa alternativa.
Se quiser passar o fim de semana, tem opção para alugar chalés na própria propriedade da cachoeira.
Depois de aproveitar o local, pode-se pensar em começar a volta. Se quiser e sua moto permitir, subir até a rampa de Asa Delta é uma ótima opção.  Você irá subir muito e apreciar uma paisagem única. A estrada de terra exige cuidados, vá com calma. Mas vale a pena, o visual é incrível!
O retorno para São Paulo pode ser feito a partir de Vargem, para contornar toda a represa e sair na Rod. Fernão Dias e seguir para casa.
A moto usada nessa matéria foi uma Honda XRE 300 com freios ABS. Uma ótima opção para quem gosta de explorar novas regiões com segurança. O freio ABS ajuda muito, principalmente em terra nas descidas íngremes  e lisas.
A HONDA XRE 300 fez o trajeto todo com um tanque de combustível, andando nos limites de velocidade estabelecidos pelas estradas.
DICAS:
Na Rod. Fernão Dias, moto paga pedágio, R$0,70.
Distância do roteiro: Aprox. 330km ida e volta.
Não esqueça de levar uma roupa leve para aproveitar a cachoeira.
Não se paga para entrar na cachoeira, somente o estacionamento (moto R$2,00)
Chegue cedo na cachoeira para poder aproveitar com mais tranquilidade e conseguir conhecer mais algum ponto da região.
Tem algumas opções de almoço no próprio local, ou ir para a cidade. Quem preferir uma comida por quilo, pode comer na cidade no Restaurante a Moda da Casa, é só perguntar que todos conhecem. Ou mesmo parar em algum dos vários que encontrará pelo caminho.








Um comentário: